WHAT'S NEW?
Loading...

Terra traz perfil exclusivo de David Miranda, namorado do repórter Glenn Greenwald

Conheça o braço direito do jornalista que os EUA mais odeiam hoje no mundo
Terra traz perfil exclusivo de David Miranda, namorado do repórter Glenn Greenwald, que revelou espionagem dos EUA no Brasil e em outros países
André Naddeo André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro
Aperto de mão, troca de e-mails e cartões, e o entrevistado se despede. “Coloca na semana que vem no ar que você vai ter um belo gancho, valeu”. David Miranda é o namorado do jornalista americano Glenn Greenwald, que, após receber arquivos ultrassecretos do hoje inimigo número um dos EUA, e ex-analista de inteligência da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, Edward Snowden, vem revelando casos de espionagem contra os brasileiros, a presidente Dilma Rousseff e, agora, a maior empresa do País, a Petrobras. Ele sabia o dia da publicação da denúncia, no último domingo, não apenas por ser o companheiro de Glenn, mas porque foi ele quem negociou e escolheu o programa de exibição dos últimos furos de reportagem que brotam todo o final de semana, na medida em que as informações criptografadas vão sendo estudadas. 
<p>"Hoje as pessoas me reconhecem. É um pouco estranho. Mas eu lido bem, as pessoas são solidárias"</p>
"Hoje as pessoas me reconhecem. É um pouco estranho. Mas eu lido bem, as pessoas são solidárias"
Foto: Mauro Pimentel / Terra
A história do casal é conhecida: os dois estão juntos há nove anos, se conheceram quando David quase acertou a bola do futevôlei na caipirinha do gringo na altura da rua Farme de Amoedo, reduto dos homossexuais na praia de Ipanema, e desde então, como explica David em entrevista ao Terra, "existe a minha vida antes do Glenn e depois do Glenn". Eles moram juntos na zona sul da cidade, em uma casa confortável, com dez cachorros. 
O que nem todo mundo sabe é a importância desse carioca - nascido na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, que não conheceu o pai e perdeu a mãe aos 5 anos - nos trabalhos que o jornalista do periódico britânico The Guardian vem desenvolvendo para trazer à tona todos os casos que Snowden possa ter passado a Glenn. Em junho passado, em Hong Kong, ele deixou documentos nas mãos do jornalista antes de passar quase 40 dias na área internacional de um aeroporto na Rússia e ganhar asilo temporário do presidente russo, Vladimir Putin.
David hoje é uma espécie de empresário do jornalista, que largou o Direito para realizar o sonho de ser repórter e escritor, mora no Brasil para viver com o companheiro e acabou encontrando no Rio a liberdade para trabalhar no caso, coisa que não teria se vivesse nos Estados Unidos de Barack Obama.
"Eu administro a vida dele fazendo as estratégias de marketing e de mídia. Por exemplo:  eu trabalho com os determinados assuntos que devem ser anunciados e requerem uma grande exposição. Eu escolho qual a mídia para isso, que, hoje, sem sombra de dúvida é o Fantástico (da TV Globo)", explicou Miranda, que define também parcerias com os veículos impressos para revelar os casos. 

0 comentários:

Postar um comentário